domingo, março 04, 2007

O Papel da Religião na Sociedade

Hoje as pessoas têm uma certa tendência de classificar a religião como de extrema importância na sociedade contemporânea.
E eu concordo plenamente com esta afirmação.
Mas defino a importância da religião como extremamente negativa.

Nietzsche afirma que quando estamos com algo nos incomodando, temos duas opções:
Eliminar o problema ou mudar a forma como ele nos influencia (Há males que vem para o bem)
O que a religião faz é justamente a segunda opção.
Então: "Quanto mais diminuir o império das religiões e de todas as artes de narcose, tanto mais os homens se preocuparão em realmente eliminar os males."

Richard Dawkins, um dos mais influentes biólogos da atualidade vai além e propõe se não seriam as religiões, atualmente, a causas da maioria dos problemas da humanidade.
No documentário "The Root of All Evil?" que foi apresentado no canal inglês BBC, ele argumenta que a religião causa grandes perdas à ciência moderna ao não abrir mão de seus preceitos para tentar impedir o avanço de pesquisas que eles consideram imorais (clonagem, células troncos, aborto, inseminação artificial, técnicas contraceptivo, etc ). Além de propiciar uma visão completamente errônea do mundo ao tentar entend ê-lo e explicá-lo à sua maneira, e devemos contar o fato das religiões serem o estopim de inúmeras guerras.

É comum vermos noticias a respeito de discursos do papa Bento XVI contra o mais eficiente método contraceptivo a "camisinha" (além de evitar o a transmissão de DST´s). Uma opinião como esta é, na melhor das hipóteses, uma irresponsabilidade como poucas vezes vistas, se levarmos em conta que em alguns países da África mais de 15% da população adulta é portadora do HIV.

Tentar evitar o avanço de pesquisas científicas apenas por questões morais é absurdo. Não se pode medir o tempo onde vivemos e tentar aplicar as leis de milhares de anos.
Mas ainda não estamos totalmente perdidos. Figuras como o Dalai Lama já demonstraram que a religião não é necessariamente uma viseira (a qual se usa em animais para restringir seu campo de visão)

Tentar substituir a religião pela ciência é outro absurdo, e que é possível ver as inúmeras tentativas feitas. Pastores de igrejas evangélicas fazem com frequência nos seus programas de TV. Silas Malafaia em seu programa já afirmou que a psicanálise é pura bobagem e apenas a igreja poderia curar as "doenças da alma".
Mas mal sabe ele que não existe precedente na história da humanidade uma teoria ou explicação científica foi vencida pela religião.
Vou citar Carl Sagan: "O método científico é comprovado e verdadeiro. Não é perfeito, é apenas o melhor que temos. Abandoná-lo, junto com seus protocolos céticos, é o caminho para uma (volta à?) idade das trevas."

Devo citar as inúmeras guerras santas que ja foram feitas em nome de deus (Cruzadas, Jihad). Para justificar seu passado negro, autoridades religiosas argumentam que foram pessoas com interpretações erradas das "escrituras sagradas" (seja qual livro for,Torah, Bíblia, Alcorão). Agora pergunto a tais autoridades quem determinou qual o verdadeiro sentido das escrituras?
O deus cristão/judaico no gênesis era extremamente vingativo. Um cristão que tomar como base essa passagem bíblica a estará a interpretando equivocadamente?
Resumindo, tirando o fato de o próprio deus descer dos céus e falar a todos qual é a verdadeira interpretação das suas palavras (escritas por meros homens), não se pode acusar um homem de fazer um ato por ter interpretado de maneira errônea as escrituras sagradas as quais ele é fiel.

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"oi... dae cara, blz???

12:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ok, o post foi ridículo, mas quem manda dar a idéia :)...

Falando um pouquinho sério para você não me matar, já discuti a pouco tempo isso a exaustão, e não pretendo repetir meus argumentos.

Ainda acredito, que a curto prazo, a religião é um mal necessário, um mal que muitas pessoas necessitam como apoio.

Por exemplo, muitos tem medo da morte, e a religião dá uma resposta e esse medo. Sem religião, o que aconteceria?

Mas também concordo, que tantos dogmas e crenças prejudicam a todos, como você mostrou perfeitamente bem com seus exemplos.

Afinal, o que foi a inquisição, além de um jogo de poder da religião, que assassinou milhares de pessoas?

Acredito que a religião será retirada da sociedade em poucos anos, e quando isso ocorrer, espero que a humanidade em geral não dependa tanto dela.

Até lá, basta conviver-mos com ela e esperar esse momento.

___ Bom, acho que tudo que eu escrevi virou uma salada de frutas, raramente consigo passar minhas idéias com alguma lógica. ¬¬

Então resumindo: parabéns pelo texto, foi muito bem escrito, e recheado de exemplos, algo muito útil para que seus leitores (muitos que eles são :P) compreendam melhor seu ponto de vista!

Um ótimo final de semana

E um desejo de que tudo de bom aconteça para você menino.

12:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

686eh engracado como concordo c vc em genero, numero e grau...hehe
"quem pensa por si mesmo eh livre, e ser livre eh coisa muito seria"
ja virei leitora assidua do seu blog queridooo
bjoss
e saudades!

3:03 PM  
Blogger Gusttavo said...

Daeh!

Concordo e discordo em vários pontos ( só pra variar).
Acho realmente negativa a importância da religião na sociedade. Mas não acho isso tão grave.

Concordo com o Nietzsche. Mas acho que é exagero dizer que é a causa da maioria dos problemas da humanidade.
Que atrapalha, isso atrapalha mesmo. E muito. Mas acho que o problema está mais nas pessoas, e não nas religiões. Tá, um problema é reflexo do outro. Mas acredito que antes de fiéis (me refiro aos fiéis de religiões que causam os problemas citado no texto), são ignorantes mesmo. Atrapalhariam e fariam cagadas sendo seguidores de qualquer religião ou mesmo ateus. Aliás talvez fosse mais desastroso se fossem ateus.
Só pra exemplificar. Tão idiotas são as religiões que reprovam o uso da camisinha quanto as pessoas que seguem os seu preceitos. Acredito que a falta de raciocínio e aqueles sintomas de debilidade mental, não é a igreja quem cria. Muitas pessoas pertencem à uma religião e nem sabe porque. As pessoas são ignorantes assim desde que o mundo é mundo e sempre vão ser. O fato da África ter tantos aidéticos, quero crer que não tem nada a ver com a igreja católica. Mas a pessoa que deixa de usar camisinha porque o padreco falou tem que apanhar na cara mesmo. Por ser católico? Não! por ser BURRO!
Quanto às guerras também, por exemplo no oriente médio: Ouço um monte de gente dizendo "Que absurdo eles matarem em nome de deus". Deus uma vírgula! São assassinos. Assassinos do pior tipo. Nascendo aos milhares uns após os outros e povoando aquela terra de assassinos. Pra mim não passam de animais.
Quanto às pesquisas científicas, concordo totalmente, acho um absurdo. Mas me revolto muito mais com o fato das instituições e/ou os cientistas se submeterem à isso. Talvez se eles acreditassem tanto em suas pesquisas como os fanáticos acreditam em Deus acho até que eles conseguiriam. No Brasil as pesquisas com células tronco são proibidas por lei, aí a coisa muda um pouco. Mas não tem nada a ver com religião, tem a ver com ignorância. E não precisa ir muito longe. Na sala da Débora e na minha faculdade mesmo tem pessoas que são adventistas. E por isso não vão pra aula sexta a noite! Chega a ser ridículo, mas elas tem este direito assegurado. E aquela universidade ou qualquer que seja a instituição de ensino tem que se adaptar à eles. Lamentável.

Quanto aos métodos científicos e seus protocolos céticos concordo plenamente. Eles têm que existir da forma como são.

Só tenho mais duas coisas que gostaria de considerar.
Falando ainda da ignorância. Acho que a religião, para a massa tem um lado bom sim (não que compense, absolutamente). Mesmo que totalmente emburrecedor, traz coisas boas às pessoas. Pelo menos entre dois ignorantes, um ateu e um evangélico, eu prefiro o segundo. Porque com um monte de mentiras que acredita, pelo menos ele não vai ser ladrão, não vai virar um viciado, traficante, bêbado, não vai bater na família e coisas assim. Ainda mais no Brasil.

E pra finalizar, e isso é meio pessoal: Não se pode generalizar todos os "não-céticos" como fiéis que estragam o mundo. O ceticismo e a ciência também não explicaram muitas coisas até hoje. Não é uma questão de procurar respostas em Deus para tudo que não entende. Entre uma coisa e outra existem muitas coisas e opiniões consistentes que os céticos ignoram. Física quântica por exemplo.

Abraço cara

2:47 PM  
Blogger Diego said...

Dae Gustavão.

O problema que são muitas pessoas que seguem ao pé da letra o que a religião prega.
Nos EUA, alguns crentes chegaram ao absurdo de criar uma exposição colocando homens ao lado de dinossauros.
E o porque disso?? Só para o Gênesis da bíblia fazer um pouco mais de sentido.

Com relação a África, não que a falta do uso de preservativos seja culpa da igreja. Mas se as mesmas apoiassem e fizessem campanha pró-preservativos, uso com a mesma vontade que fazem para os fiéis paragem o dizimo, ja poderiam evitar milhões de pessoas contaminadas (falando em termos anuais e continentais).

A religião atrapalha as pesquisas científicas ao fazerem campanha e conseguirem manipular os políticos para criarem leis contra elas.
Não precisa-se pensar muito. próprio G.W Bush é contra o aborto. Quem o influenciou nesse conservadorismo todo? A sua religião.

Bom, vc cometeu um erro gravíssimo ao qualificar um ateu como um ser mais perigoso.
Caiu no ponto que irei criticar num post que está por vir.
A moralidade religiosa.
Ao tomar como premissa que todo religioso apesar se ser ignorante, não vai virar bêbado, etc. etc por ter uma religião.
Não tenho medo em afirmar que nas cadeias públicas o numero de religiosos presos seja muito superior ao de ateus.
Na pior das hipóteses será equivalente a proporção de cada um na sociedade.
Ou seja, o fato de ser ateu ou religioso não mudará a tendência do ser a prática do crime. Não o incentivará nem o vetará.
Escute um pouco dos Hip-Hops por ai:
"Fé em Deus que Ele é Justo" (alguns versos depois)
"Dá meu brinquedo de furar moleton"

Com esses exemplo medonho, chego a conclusão que os religiosos usam a religião somente quando é vantajoso pra eles. Mas na hora de furar um moleton (e tudo mais em baixo dele) a sua moralidade cristã está aonde?

E outro exemplo: se fosse assim não teríamos tantos casos de pedofilia envolvendo padres e pastores. (fora os que as igrejas conseguem abafar)

A moralidade cristã mais especificamente, é uma farsa das grossas. Mas é usada e abusada como desculpa da inocência de seus seguidores.
Bom... refutarei ela em breve.

Outro erro gravíssimo seu.
Vc distorceu e em muito o termo cético e ceticismo.
O ceticismo a grosso modo é apenas um filtro para evitar que informações falsas ou inconsistentes te afetem.
O ceticismo é apenas uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la usando o método científico.

Ao citar a física quântica como uma coisa que o ceticismo não aceita, vc errou.
Os céticos são talvez os maiores defensores deles. Principalmente contra os esotéricos e outras pessoas que teimam em usar ela para justificar suas crenças.

Concordo que ainda existem muitas lacunas na ciência, mas se não fosse por ela ainda estaríamos achando a terra plana e que o sol gira em torno de nós.

Ou seja, justamente pelo seus métodos rigorosos é que conseguimos dar o avanço necessário para estarmos onde estamos. Sem o método científico aceitaríamos qualquer explicação banal, que por ser mais fácil não seria correta.

O que a religião faz frente a ciência é apenas esconder o seu deus em alguma área ainda não desmistificada pela ciência. Nos primórdios da humanidade acreditava-se que a chuva era deus que mandava. A ciência chegou lá e mostrou o contrário com o ciclo da água e etc.

Hoje os religiosos tentam esconder deus no momento antes do big bang ou em outras dimensões (previstas por algumas TEORIAS físicas).
Mas não tenho duvidas que em breve desmitificaremos essas áreas.

7:36 PM  
Blogger Gusttavo said...

Então Diegão,

Sim cara muitas pessoas seguem, isso é um problema grave mesmo.
Mas como eu já disse:
Tão ignorantes (ou não é, talvez eles sejam espertos, porque conseguem atingir seu objetivo de dominar outras pessoas) são os que criam uma exposição ridícula dessas,quanto os que tem aquilo como verdade. Isso e outras bizarrices. Continuo afirmando que eles acreditariam em qualquer coisa que pusessem na frente deles. Se o padre dissesse que todos nós nascemos de um grande ovo divino enviado por deus, eles iam acreditar também. Isso é a ignorância a que me refiro.

Com relação à África, não vou afirmar muita coisa como verdade pois não tenho conhecimento suficiente. Mas tenho a impressão que não é beeem por aí. Talvez uma campanha pró-preservativo ajudasse. Mas acho que muito pouco. Até porque a maioria dos africanos em questão não são católicos e tem essa condição, principalmente por viver na miséria. E não por acreditar ou desacreditar em algo. Com relação à um panorama "continental" realmente vc tem razão. Ajudaria muito, sendo que o catolicismo é a religião com mais seguidores. Mas só lembrando: A igreja católica não cobre dízimo.

Com relação às pesquisas, é verdade. A medicina por exemplo estaria bem melhor se não fosse algumas babaquices como essas. Mas eu por exemplo, sou contra o aborto desde SEMPRE e não comecei a ser por causa de religião.

Agora, pera aí...
vamo botar a bola no chão e conversar direito:
Falando sobre meu erro gravíssimo:
Não confunda alhos com bugálhos. Continuo dizendo talvez o ateu seja um ser mais perigoso.
Você está confundindo tudo.
Veja só: Uma coisa é o cara acreditar em deus, seja ele qual for, por qualquer motivo, e outra coisa é ele ser religioso. Neste primeiro caso, ele não segue nenhum preceito de religião. Só acredita que alguém, ou algo irá salvá-lo. Há um abismo entre uma coisa e outra.
Por isso o caso das cadeias não tem nada a ver uma coisa com outra. Fora os casos em que para o cara ser tido como "bom comportamento" se converte, se batiza e se diz crente.

"o fato de ser ateu ou religioso não mudará a tendência do ser a prática do crime. Não o incentivará nem o vetará".

Usar "religioso" nessa frase não está muito certo.

Falando dos hip-hops é a mesma coisa. Peraí né cara! Dizer que um débil mental desses é religioso é no mínimo sem sentido. O ponto é: existe uma grande diferença entre acreditar (ou simplesmente falar) em Deus e seguir uma religião.

Me diga uma pessoa que você viu que ia para o culto todo fim de semana e durante o resto do tempo era latrocida, assaltante, estuprador e etc. Ou um cara que andava sempre com a bíblia debaixo do braço e roubava toca-fitas pela cidade. Uma daquelas mulheres com cabelos até a cintura, e saia até o tornozelo que eram prostitutas (até porque acho que elas não iam conseguir hehehe).
Sobre a pedofilia: religiosos ou não, isso acontece todos os dias. independentemente de qualquer coisa. Não é um bom exemplo, pois segue aquilo que conversamos sábado.

O que eu defendo é que ignorantes por ignorantes, eu prefiro um deles indo pra igreja do que me assaltando no sinaleiro.

Em nenhum dos casos pode-se generalizar. Mas a maior generalização nessa discussão foi sua.

Eu por exemplo tenho a minha religião. Sigo os preceitos dela e não me encaixo em nenhum perfil desses que vc falou. Logo vc não pode falar de TODAS as religiões.

Quanto às afirmações e exemplos sobre pessoas religiosas e em especial sobre as religiões no que tange ao convívio social e comportamentos coletivos, posso afirmar que você está falando com seu conhecimentos que a meu ver estão mais baseados em achismos e preconceitos. Digo isso pois já tive contato com pessoas das mais diferentes religiões em diferentes níveis.

Quanto ao ceticismo: Tudo bem, posso ter confundido.
Mas é que por exemplo: Quando eu falei sobre o filme, você me disse que ele assassinava a física quântica, não soube me explicar o por quê, e nem tinha visto o filme. Eu dei a cara pra bater. E você sabe que quando alguém me convence de algo, eu admito.

A "física quântica" dos esotéricos, não tem nada a ver com ciência, com religião, não é disso que eu estava falando.

Quero lembrar:
vc é um cara com quem gosto de discutir esses assuntos cabeludos. Por que vc aguenta bem as discussões sem levar para o lado pessoal. e admiro a sua forma de discutir.
Portanto, mantenhamos assim.

abração cara

11:27 AM  
Blogger Diego said...

Mas oq pretendo com isso é falar q ao não ter a religião, as pessoas poderiam "abrir a mente" para explicações corretas do mundo.
Não tenho duvida de que é uma hipótese absurda das religiões desaparecerem. (pelo menos por um longo tempo).
Oq critico é a religião querer fazer um papel da qual ela não é capaz. (explicações de fenômenos do mundo)

O papel da religião deveria ser no máximo uma doutrina de vida. E nesse nível, acho q o budismo é oq chega mais perto.

Opa... realmente errei ao falar só da católica com os dízimos.
O correto seria a evangélica.
segundo a fonte abaixo, são cerca de 116 milhões de evangélicos na África. http://www.semipa.org.br/noticias/038.php

com relação a ciência e religião, não vou comentar, pois parece q estamos num consenso.

Com relação ao alhos e bugalhos, só discordo em bastante ao vc falar q o ateu seria mais potencialmente perigoso que um religioso. Respondi a sua afirmação, ao falar que oq impediria o religioso de fazer algo de ruim seria apenas preceitos morais. Mas moralidade não se encontra somente nas religiões.
A moral segundo o dicionário é: "1.Filos. Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada"
E a moral está intimamente ligada com a ética, concorda??
"1.Filos. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto"

Eu tiro disso que uma pessoa pode ser extremamente ética sem ter a fé em deus.
Consequentemente oq interessa é o intimo da pessoa que interessa. Nesse ponto a criação do individuo faz muito mais diferença.

Opa... vamos continuar assim sem duvida!

8:32 PM  
Blogger Gusttavo said...

Pois bem
Entendo perfeitamente a sua forma de pensar em relação à religião e abertura da mente. Mas não sou nada otimista quanto a isso.
As religiões desaparecerem eu não acho exatamente absurda. Acho impossível.
O fato delas se proporem a solucionar problemas que não podem é realmente um problema seríssimo. Pessoas morrem por causa disso. Como os "testemunhas de jeová" que não permitem que seus fieis façam transplantes nem transfusão de sangue. O Bob Marley morreu disso, ao não amputar seu dedo do pé, por causa da sua religião rastafari. Quando decidiu largar mão e falar com um médico já era tarde.

Mas acho que isso nunca vai acabar. O ser humano precisa disso. Uma vez ouvi um ditado que dizia:

"Se quiser manter pessoas vivas (neste caso acho que é "controladas"), dê-lhes algo para amar.
Se não conseguir fazer isso dê-lhes algo para acreditar.
Se ainda não conseguir, dê-lhes pelo menos algo para fazer."

Desta forma é até bonito né, mas a verdade é que o ser humano procura isso desde o começo de sua existência.
Mas isso eu não acho tão grave.
O que acho realmente grave é essa ignorância que eu tanto falo. Pois te digo uma coisa:
Se as pessoas não tivessem religiões, elas não seriam "cabeça aberta", não seriam criticas, e não acrescentariam nada ao mundo por causa disso.
Aliás, deixa eu me explicar melhor:
Não é que não seriam. A maioria, e acredite, a GRANDE maioria.
Simplesmente pelo fato de que (e isso é notório), nem todo mundo é critico como eu, vc, os leitores do seu blog e etc. Com a religião ou sem ela. A maioria não quer saber desse negócio de pensar não. Veja aí o Lula firme e forte, cheio de votos. E vai se eleger quantas vezes quiser.

"O papel da religião deveria ser no máximo uma doutrina de vida. E nesse nível, acho q o budismo é oq chega mais perto." concordo!
Na verdade existem outras religiões com o mesmo princípio. Mas na verdade tem eu sua filosofia, seus preceitos bem pertinentes e de uma forma bem concisa.

Para encerrar sobre a África:
116 milhões é gente pra caramba hein!!!num sabia disso.
Mas para definir, a igreja evangélica é contra todo e qualquer tipo de contato ou pensamento que tenha a ver com sexo. Isso antes do casamento. Depois do casamento vale tudo. Acho q eles tb são contra a camisinha. Mas sexo, só depois de casado. hihi

Aí sim estamos falando na mesma língua finalmente!!!
Concordo plenamente: O bem e o mal (que as pessoas praticam) não tem exatamente com a religião. Podem mesmo ser super éticas sem ser religiosos. Perfeito.
Mas a maioria das pessoas, sem algo para acreditar, ou melhor para ter medo tendem (e tendem sim) ao mal. A partir do momento em que eles tem medo de ir para o inferno começam a andar na linha. Por virarem éticos? Não. por medo mesmo.
Depende sim da criação mais que tudo.
Mas eu tenho para mim a máxima: os ignorantes dominam o mundo. Por superioridade numérica. (não me refiro aos ignorantes por falta de conhecimento. Não tenho nada contra esses. E sim contra os pobres de espírito)
Sendo assim prefiro essas pessoas com medo de alguma coisa, do que eu com medo deles.

Quanto a minha visão de religião, acho que é mais ou menos como na historinha abaixo:
Um rabino e um padre vão assistir a uma luta de boxe.
os lutadores entram e um deles faz o sina da cruz.
Então o rabino:
-De que adianta ele fazer o sinal da cruz neste caso?
O padre:
-De nada, se ele não souber lutar boxe.

É metafórica mas eu acho objetiva.

é isso

Abraço cara

12:14 PM  
Blogger D* said...

Quero contar umas coisas sobre religião tbem, e sobre como ela pode prejudicar toda uma sociedade e uma cultura bacana.

Volto logo, que tô corrida, mas tô na área! :)

Beijo, infame.

Venha comentar o post que vc inspirou aqui no meu lovely place.

4:33 PM  
Blogger Unknown said...

so p acrescentarem em relação ao uso de contraceptivos pelos evangélicos: depende da igreja evangélica,já que ela tem várias divisões e cada igreja tem uma doutrina,porém a maioria delas não proibim o uso de anticoncepcional, nem falo da camisinha por que considerando que as pessoas evangélicas casam virgens e casam-se uma vez na vida,mas elas não falam muito desse assunto.
bjs

12:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

O papel das religião na sociedade é importantíssimo; todavia, depende de qual religião. Doravante a religião cristã sempre apoiou a sociedade contruindo as primeiras escolas, hospitais, asilos, etc.; também possui uma ética que contribue para a manutenção da ordem e do respeito desta mesma sociedade. Então citá-la negativamente usando os "devaneios" de Nietzsche (conforme assim o definiu Eric Hobsbawm), é pura demonstração de ignorância histórica e teológica; é preconceito de todo ateu que quer justificar sua opção pela anarquia e libertinagem, apontando os fundamrentalistas religiosos como "prova" de que se deve banir as religiões do seio da humanidade. Então por quê não banir o ateísmo, tão ligado ao marxismo histórico que, (como no dizer do filósofo Olavo de Carvalho), é a ideologia filosófica que mais matou, assassinou, exterminou pessoas, em toda a história da humanidade, vejam as vítimas do comunismo ateísta: Urss de Stalin 20 milhões; China de Mao Tse tung: 65 milhões; Coreia do Norte: 2 milhões;Camboja:2 milhões; Europa do leste um milhão de mortos; América Latina 150.000 mortes; Àfrica 1,7 milhões de mortos; etc. Todas estes milhões, foram trucidados pela filosofia ateista. Então quem precisa ser banido do quê?

12:57 PM  

Postar um comentário

<< Home